Vamos assumir os Cabelos Crespos !



2015 já começou e com ele nasce a vontade de mudanças, novos desafios, novo visual… Enfim, vontade é o que não falta, mas muitas vezes não colocamos nossos planos em prática por preguiça, medo ou até por não saber por onde começar.
Isso acontece com muitas pessoas que decidem por não mais alisar (relaxar, progressivar e adjacentes) o cabelo. E se você é uma dessas pessoas, mas não faz ideia o que signifique transição, BC, cronograma capilar ou como se livrar da química, esse post é para você :D
No passo-a-passo a seguir , irei listar as principais dúvidas e tudo que você precisa saber para livrar da química. Todos prontos? Bora?

1- Sim, seu cabelo vai voltar a ser como era antes.

Você pode ter relaxado e usado o componente químico mais pesado que for, mas isso não vai mudar que o seu cabelo é crespo naturalmente. Ou seja, os novos fios que nascerem voltarão a ser como eram antes.
Atualização importante: O nosso cabelo muda muito com o tempo, porém se ele for crespo ele voltará a ser. Muita gente alisa o cabelo desde criança e não se lembra exatamente como eram os fios, relaxe e dê tempo ao tempo. Quando o cabelo novo começar a nascer você começará a perceber as características dele. E, pasmem, cada cabelo é um cabelo! Mesmo sendo crespo. Uns cacheiam mais, outros menos. Uns tem mais volume e assim vai. E aqui vai uma dica essencial para você assumir o seu cabelo crespo: aceite-o como ele é!  Não adianta entrar na transição para depois querer cachos perfeitos ou cachos que não são seus. Cabelo bonito e bem cuidado, sim. Ditadura da perfeição, não!


2-  Preciso cortar a parte alisada?

Como a química alterou – e danificou- os fios que estão hoje no seu cabelo, esses nunca mais voltarão a cachear. Portanto, você precisará cortar a parte com química, sim, para ser livrar desse cabelo. Você tem dois caminhos a seguir:

  •  Encarar e partir para o BC (big chop – grande corte). Antes de qualquer coisa, pare, respire e se empodere. Mulher de cabelo curto é LINDA SIM! É feminina SIM! Pode SIM!
  • Não cortar, encarar a duas texturas do cabelo e deixá-lo crescer bastante para depois fazer o BC ou ir cortando aos poucos.


3- Como cuidar da parte danificada e do novo cabelo que está crescendo?

Todo cabelo crespo, independente do tipo de cacho, é naturalmente mais ressecado que o cabelo liso, pois o formato de mola dos nossos fios impendem que a oleosidade natural da raiz chegue às pontas. Além disso, químicas, chapinha, água quente, vento, shampoo, ressecam os fios. Portanto, você precisa saber que:

  • A nutrição dos fios vem de dentro para fora, então, se alimente bem!

  • Alguns componentes dos shampoos fazem mal aos fios, por isso foram criadas rotinas que utilizam produtos que não utilizam esses componentes. Nem todo mundo se adapta a essas rotinas, chamadas Low Poo e No Poo e você não precisa fazer logo de cara, pois é muita informação mesmo. Mais saiba que existe e se informe aos poucos.
Sugestões de leitura:

  • Muita gente diz que o cronograma capilar é uma grande mentira, que o importante é não danificar os fios e não tentar tratá-los depois que já estão danificados. Até concordo, mas dizer que o cronograma capilar não traz efeitos positivos no cabelo, mesmo que temporariamente, seria negar os efeitos positivos que eu mesma tenho sempre que faço alguma das etapas.

4- Quais produtos usar?

  • Use produtos próprios para cabelos cacheados. Dê preferência aos produtos que hidratam os fios
  • Se tiver afim, volte no tópico anterior, leia sobre o Low e No Poo e siga a técnica.
  • No blog temos diversas resenhas de produtos (liberados e não liberados para as técnicas acima citadas) e diversas receitas para você se divertir em casa!

5- Ainda não tem certeza se quer largar a química?

Bem, essa é uma decisão que deve partir única e exclusivamente de você! Se você não quer parar, não pare. O cabelo é seu. Não volte porque “está na moda ter cabelo cacheado”, volte porque você quer e faz parte da sua identidade. Volte porque nunca engoliu o fato de não se sentir bonita sendo quem você é. Não é uma ditadura do cabelo crespo, é o amor pelo cabelo crespo. E isso leva tempo. É uma transição, é aceitação ;)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estilo Swag venha conferir tudo que uma crespa quer 2part.

Penteados: 15 anos da Ester venha conferir .

TAG:Bate-papo com as amigas